quinta-feira, 31 de março de 2016

Por que brincar é importante para as crianças pequenas


No Colégio Elizabeth Kalil, as crianças do ensino infantil aprendem brincando. Isso porque a brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde o maternal para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividade lúdica - considerando se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças. 
As brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo.
Você sabia que brincar é um direito de todas as crianças do mundo, garantido no Princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF?
É uma atividade de grande importância para a criança, pois se torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária. 
A brincadeira é uma situação privilegiada de aprendizagem infantil pode alcançar níveis mais complexos por causa das possibilidades da interação entre os pares numa situação imaginária e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos.
A experiência na brincadeira permite às crianças: 
I - decidir incessantemente e assumir papéis a serem representados. 
II - atribuir significados diferentes aos objetos transformando os em brinquedos. 
III - levantar hipóteses, resolver problemas e pensar/sentir sobre seu mundo e o mundo mais amplo ao qual não teriam acesso no seu cotidiano infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário