segunda-feira, 31 de outubro de 2016

VI MOCTECK incentiva a iniciação científica e leva conhecimentos a toda comunidade do Colégio Elizabeth Kalil

Com o objetivo de demonstrar o conhecimento científico norteado pelos direcionamentos da ONU, Campanha da Fraternidade e SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), o Colégio Elizabeth Kalil realizou o VI MOCTECK, edição 2016, com o tema “Ciência alimentando o Brasil”. Os alunos do 6º ano ao ensino médio produziram trabalhos práticos e de iniciação científica que tiveram os alimentos, em especial as leguminosas, como objeto de estudo.
O 6º ano trabalhou o tema geral “Você sabe o que está comendo?”; o 7º ano “Vida Orgânica”, o 8º ano “Nutrição Alimentar” e o 9º ano “Ciência da Feira”. Já os alunos da 1ª série do ensino médio trabalharam o tema geral “Medicina Alternativa”, os da 2ª série “Kalil Builder – Por uma vida mais saudável” e os da 3ª série “Caminho das Índias”.
“Todos os trabalhos desenvolvidos para a Mocteck estão focados na sustentabilidade, no trabalho coletivo e na organização dos alimentos, pois o problema que a ciência quer resolver é a questão ‘como alimentar toda a população mundial?’. Por isso, a iniciação científica do Kalil incentiva a formação de cientistas que pensem no futuro da humanidade”, explicou a professora Patrícia Corrêa.
A aluna do 9º ano Amanda de Souza Rocha estudou na prática a densidade dos alimentos e propôs uma atividade lúdica para os visitantes de seu estande na Mocteck. “Fizemos uma brincadeira para ver quais frutas afundam no tanque com água e quais flutuam”, explicou. Ela acrescentou: “Esta é uma maneira da gente aprender fora da sala de aula, com muito mais interesse”.
Os pais da aluna Vitória Maria do 8º ano, Idalila Gomes Araújo e Arlindo Araújo, fizeram questão de prestigiar o trabalho da filha e de visitar todos os estandes da Mocteck. “Este é um evento que incentiva muito os alunos”, disse a mãe da Vitória. Já o pai da aluna completou: “Minha filha se envolveu bastante na Mocteck. Por isso, acho que atividades como essas são muito importantes, não apenas para os alunos, mas também para os visitantes que, como nós, estamos aprendendo bastante sobre saúde, alimentos e sustentabilidade”.
Mateus de Souza Lima, aluno do 2º ano, destacou a importância que é conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde, através do trabalho desenvolvido pela sua turma. “Muitas pessoas passaram pelo nosso estante e viram que o IMC, índice de massa corporal, estava acima do normal e disseram que iriam procurar tratamento. Além disso, a Mocteck muda nossa rotina, nos incentiva a pesquisa e nos faz aprender muito, não só com o nosso trabalho, mas com o das outras turmas”, finalizou.
GALERIA DE FOTOS AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário