quinta-feira, 30 de junho de 2016

Assistir filmes e se preparar para o Enem

O que você acha de aprender enquanto assiste filmes com os amigos?
E se preparar para o Enem, enquanto se diverte?
Selecionamos 10 filmes que têm tudo a ver com as disciplinas de Filosofia e de Sociologia no Enem e no Vestibular. Confira abaixo.

1 – MATRIX (Ficção científica)

Ficção científica em que as pessoas ficam conectadas a um computador e vivem em uma realidade virtual, levantando o questionamento sobre o que é real. TEMAS: Alienação e ideologia, a liberdade e o sentido.

2 – CRASH – NO LIMITE (Suspense)

O carro de uma mulher rica é roubado. A partir desse momento, uma série de incidentes aproxima personagens de diversas origens étnicas e sociais de Los Angeles. TEMAS: Racismo e problemas urbanos.

3 – CARANDIRU (Drama)

Baseado no livro de Drauzio Varella, esse filme nacional relata o cotidiano do médico quando atendia os detentos da Casa de Detenção Carandiru, em São Paulo.

4 – O SHOW DE TRUMAN (Drama)

No filme, o personagem Truman participa de um reality show e não sabe. Ele nem imagina que está sendo televisionado e que tudo na sua vida é ilusório. TEMAS: Ideologia e alienação.

5 – MENINA DE OURO (Drama)

Um treinador de boxe, após haver rompido com sua filha, se isola e não mais se envolve com ninguém. Contudo, certo dia, entra em seu ginásio a boxeadora Maggie Fitzgerald. Os dois iniciam uma vitoriosa, dolorosa e trágica história de amor, em meio à força e fragilidade da vida. TEMAS: Liberdade, o sentido e a condição humana.

6 – TEMPOS MODERNOS (Comédia)

Clássico de Charlie Chaplin, ironiza o sistema fordista de trabalho em linha de montagem. TEMAS: Ideologia e alienação.

7 – A ILHA (Thriller de ação)

Em 2050, sobreviventes de um ataque de vírus mortal que devastou a Terra vivem em um grande complexo nos Estados Unidosa. O único lugar onde tal vírus não chega é chamado de A Ilha, e os moradores do complexo por vezes ganham uma visita a ele como prêmio. TEMAS: Filosofia da ciência e bioética e sobre o mito da caverna de Platão.

8 – DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (Drama)

Baseado nos diários de Ernesto Che Guevara, mostra a viagem do líder revolucionário e Alberto Granado por diversos países da América do Sul. TEMAS: Cultura dos povos latinos e desigualdade social.

9 – ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (Documentário)

Documentário francês sobre uma escola pública de Paris que recebe alunos filhos de imigrantes. TEMAS: preconceito, desigualdade social e violência.

10 – V DE VINGANÇA (Suspense)

Um dos grandes símbolos das manifestações no Brasil, a máscara do persongaem V tem marcado presença nas ruas do país. O filme retrata a sociedade inglesa em um futuro próximo, que vive submetida a uma estrutura política autoritária e policialesca. Um homem, V, desenvolve então ações visando destruir o regime. TEMA: ações políticas e controle do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário