quarta-feira, 29 de junho de 2016

A Semana de Provas está chegando. E agora?

Se você estiver desesperado porque a semana de provas está se aproximando, este post é para você. O importante é manter a calma e estudar, estudar e estudar. As dicas abaixo irão te ajudar a se organizar e a identificar estratégias eficientes de estudos para ‘se dar bem’ nos estudos.
Confira:

1. Crie uma lista de coisas para fazer e um cronograma para os dias restantes do semestre. Divida as próximas provas em unidades menores de estudo, o que irá preveni-lo de se sentir sobrecarregado e o ajudará a monitorar o seu progresso diário.

2. Comece. Não espere até a vontade de estudar aparecer – se esperar muito, você correrá o risco de ela nunca aparecer.

3. Revise as suas anotações diariamente (mesmo quando não estiver em período de provas).

4. Identifique o formato das provas. Varie as suas técnicas de estudo de acordo com o tipo da prova (oral ou escrita, múltipla escolha ou dissertativa, etc.).

5. Preveja possíveis questões que cairão na prova. Como? Reveja provas antigas, converse com estudantes que já estão no ano posterior ao seu, preste atenção nas orientações do professor sobre a prova, quais assuntos foram mais salientados em sala de aula, etc.

6. Entenda e crie respostas para as questões que você ainda não tem muito conhecimento. Se o conteúdo é cumulativo e você estiver com dificuldade em um assunto específico deste material, retorne a ele e só passe para o próximo quando sentir que compreendeu o suficientemente.

7. Desenvolva fichas de resumos para cada aula.

8. Conecte novas informações a coisas que você já sabe. Estas associações ajudam a reter informações.

9. Tire dúvidas com o professor. (Às vezes, nem o Google tem a resposta que você precisa, então é melhor ir direto à fonte)

10. Verifique em seus livros se a editora fornece ajuda e materiais de estudo extras online.

11. Estipule objetivos realizáveis para cada sessão de estudos, assim você se mantém na linha e evita frustrações. Por exemplo: hoje eu vou estudar os capítulos 2 e 3 e criarei um resumo para cada um deles.

12. Crie recursos como rimas ou siglas, que possam ajudá-lo a memorizar as informações.

13. Faça pequenos intervalos entre os estudos. O cérebro processa uma quantia limitada de informação e precisa descansar um pouco.

14. Recompense-se com atividades naturalmente agradáveis, como jogar X-Box ou dar uma checada no Facebook (mas, tem que ser rapidinho e em momentos pré-determinados)

15. Mantenha-se saudável e durma bem.

16. Desenhe tabelas, diagramas, mapas mentais ou imagens para representar e organizar informações.

17. Estude em voz alta. Em um quarto ou sala vazia, finja que está explicando o conteúdo para alguém, usando as suas próprias palavras. Isso ajudará a avaliar a sua compreensão do conteúdo e a estimular a memória.

18. Estude em um ambiente com poucas distrações. Desligue o celular, televisão e notificações do e-mail. (Provavelmente, você precisará do computador ou laptop para estudar; por isso, faça o log off em suas redes sociais para não correr a tentação de visitá-las o tempo todo.)

19. Identifique exemplos e ilustrações que simplifiquem o conceito estudado e demonstrem formas práticas de usá-lo.

20. Responda as questões no final de cada capítulo de seu livro. (Chega de preguiça! Estas questões extras ajudam a revisar o capítulo e a memorizar o conteúdo aprendido)

21. Teste a si mesmo. Crie fichas de estudo, estude-as, depois cubra as suas anotações e tente se lembrar do que está escrito. Se esta técnica não funcionar para você, invente outras formas de quiz para testar a si mesmo.

22. Forme um grupo de estudos.

23. Gerencie a sua ansiedade. Cada estudante tem uma forma diferente de se acalmar, seja ouvindo músicas tranquilas, alongando-se e respirando fundo, correndo ou praticando algum esporte, escrevendo em um blog, etc. Encontre uma maneira de evitar o estresse e liberar pensamentos negativos.

24. Quando você achar que já sabe tudo, continue! (Em inglês isso se chama overlearning, uma teoria pedagógica em que se pratica uma habilidade recém-adquirida além do domínio inicial, até se tornar automática)


25. E por último, examine as suas crenças sobre o aprendizado. Aprender algo não acontece rápido e a compreensão não é fixa. Por isso, mantenha-se otimista, seja persistente, acredite no seu potencial. O talento pode ser desenvolvido. Você aprenderá ao trabalhar duro, procurar ajuda e usar estratégias eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário