sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Prova final + recuperação: veja sete dicas para passar de ano


Novembro é mês de sufoco para quem deixou o estudo para mais tarde e, agora, está devendo pontos em uma ou mais matérias. Se esse é o seu caso, siga estas dicas para aproveitar o tempo ao máximo no final de ano letivo.

1. Ponha foco nos pontos mais importantes da matéria. As provas finais e de recuperação priorizam as competências essenciais, sem as quais o estudante não teria base para o ano seguinte. Faça um plano de trabalho com esses temas.

2. Assista à vídeo aulas. Há material gratuito na internet e, se você utilizar fontes confiáveis, poderá ver a mesma matéria em que tem dúvidas explicada por outros professores, numa linguagem com a qual talvez se identifique mais.

3. Faça resumos. Imagine que tenha que condensar toda a matéria do ano em dez páginas do caderno. O que escreveria? Use fichas, esquemas e gráficos.

4. Resolva provas anteriores. Elas servem como um diagnóstico para detectar o que você já domina e o que precisa revisar. Use avaliações e exercícios já realizados ao longo do ano e, ao conferir o resultado, refaça o plano de estudos priorizando as lacunas que encontrou.

5. Mantenha a concentração. Se o ano letivo está em jogo, esqueça celular, aparelhos eletrônicos, jogos, redes sociais e baladas. Você terá as férias para isso.

6. Preserve a saúde física. Fazer maratonas de estudo virando noites, bebendo café ou energéticos madrugada afora altera o biorritmo e acaba prejudicando a capacidade de aprendizagem e a retenção das ideias.

7. Cuide do emocional. Peça a sua família que adie cobranças e broncas. Elas vão ocorrer, mas nesta hora, só atrapalham. Se você acredita no seu potencial, mantenha a autoconfiança e evite ficar tenso - isso também não ajuda nada.

Se passar de ano, leve para o ano que vem estas três reflexões:

- Hoje se sabe que o aluno aprende mais com a recuperação paralela, feita ao longo do ano, do que com uma ou duas semanas de provas condensadas no final. Cobre sua escola ou faculdade para que incorpore essa prática ao ensino.

- Não é raro que os alunos deixem o estudo para os últimos meses, sobretudo por confiarem demais na própria capacidade de dar conta de tudo em pouco tempo. Só que um dia, acaba ficando tarde demais. Ano que vem, estude desde cedo, para aprender de verdade.

- Se você passou “raspando”, leve em conta que pode encontrar certas dificuldades com a matéria do ano seguinte, pois certamente existem lacunas. Dedique-se mais nos primeiros meses, para garantir o aprendizado.


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário