segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Escritores Kids: alunos do Colégio Elizabeth Kalil produzem livro e fazem noite de autógrafos


Uma noite de muita emoção foi a culminância do projeto Escritores Kids, realizado pelo Colégio Elizabeth Kalil, na última sexta-feira (25), no auditório da escola. Coordenado pela professora de Português, Kênia Freitas, o projeto teve a participação de todos os alunos do 5º ano, onde cada um escreveu seu próprio livro, fazendo inclusive as ilustrações. Após várias apresentações musicais, cada criança autografou cópias dos livros para seus familiares e amigos; todos puderam confraternizar em um delicioso coquetel.
O projeto Escritores Kids é um incentivo à escrita, leitura e desenvolvimento pelo gosto da literatura entre os alunos do 5º ano. Este ano, o tema do livro produzido pelas crianças foi ‘Uma Carta para o Brasil’. “A ideia foi a de reverenciar tudo que o país tem passado, tanto no contexto da crise econômica, como a crise de falta de valores humanos e éticos”, explicou Roseane Magalhães, supervisora pedagógica.
Dessa forma, de acordo com a professora Kênia Freitas, os escritores ‘kids’ escreveram uma carta para o Brasil, expressando o que esperam de nosso país daqui para frente. Vale ressaltar que, desde o início do ano, as crianças estão pesquisando reportagens, vídeos e matérias. Elas levaram para dentro de sala tudo o que aprenderam com as pesquisas e discutiram com os colegas a respeito. Ao final, produziram o livro.

Apresentações

Durante o evento de lançamento do livro, antes da seção de autógrafos, os alunos apresentaram números musicais, de dança e um jogral com o texto de apresentação do escritor infantil Marcos Mota, que também esteve presente no evento.
“O Colégio Elizabeth Kalil está de parabéns por incentivar a leitura em seus alunos, com projetos como este que além de despertar o gosto pela leitura ainda desperta o gosto pela escrita”, salientou o escritor.
A professora Kênia Freitas fez uma linda homenagem aos seus alunos, cantando juntamente com músicos convidados, uma canção gospel; esse foi um dos momentos mais emocionantes do evento. Já a professora da educação infantil Dani abrilhantou a noite, vestindo-se de ‘carteiro’ e levando um a mensagem aos familiares dos alunos presentes. E, em nome da turma, o aluno Raniel leu seu livro.
Finalizando as apresentações, a diretora do colégio Suraya Kalil se disse cheia de orgulho com relação aos alunos que brilharam com a produção dos livros de literatura. Ela destacou a importância do incentivo à leitura e escrita desde cedo.
Por fim a gestora pedagógica Rozana Diniz revelou que alunos do ensino médio do colégio receberam importantes prêmios pela UFMG e pela UNA, através da produção de trabalhos de iniciação científica. “É desde pequeno que a formação e o gosto pelo estudo e pesquisa começam”, arrematou.
GALERIA DE FOTOS AQUI.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Prova final + recuperação: veja sete dicas para passar de ano


Novembro é mês de sufoco para quem deixou o estudo para mais tarde e, agora, está devendo pontos em uma ou mais matérias. Se esse é o seu caso, siga estas dicas para aproveitar o tempo ao máximo no final de ano letivo.

1. Ponha foco nos pontos mais importantes da matéria. As provas finais e de recuperação priorizam as competências essenciais, sem as quais o estudante não teria base para o ano seguinte. Faça um plano de trabalho com esses temas.

2. Assista à vídeo aulas. Há material gratuito na internet e, se você utilizar fontes confiáveis, poderá ver a mesma matéria em que tem dúvidas explicada por outros professores, numa linguagem com a qual talvez se identifique mais.

3. Faça resumos. Imagine que tenha que condensar toda a matéria do ano em dez páginas do caderno. O que escreveria? Use fichas, esquemas e gráficos.

4. Resolva provas anteriores. Elas servem como um diagnóstico para detectar o que você já domina e o que precisa revisar. Use avaliações e exercícios já realizados ao longo do ano e, ao conferir o resultado, refaça o plano de estudos priorizando as lacunas que encontrou.

5. Mantenha a concentração. Se o ano letivo está em jogo, esqueça celular, aparelhos eletrônicos, jogos, redes sociais e baladas. Você terá as férias para isso.

6. Preserve a saúde física. Fazer maratonas de estudo virando noites, bebendo café ou energéticos madrugada afora altera o biorritmo e acaba prejudicando a capacidade de aprendizagem e a retenção das ideias.

7. Cuide do emocional. Peça a sua família que adie cobranças e broncas. Elas vão ocorrer, mas nesta hora, só atrapalham. Se você acredita no seu potencial, mantenha a autoconfiança e evite ficar tenso - isso também não ajuda nada.

Se passar de ano, leve para o ano que vem estas três reflexões:

- Hoje se sabe que o aluno aprende mais com a recuperação paralela, feita ao longo do ano, do que com uma ou duas semanas de provas condensadas no final. Cobre sua escola ou faculdade para que incorpore essa prática ao ensino.

- Não é raro que os alunos deixem o estudo para os últimos meses, sobretudo por confiarem demais na própria capacidade de dar conta de tudo em pouco tempo. Só que um dia, acaba ficando tarde demais. Ano que vem, estude desde cedo, para aprender de verdade.

- Se você passou “raspando”, leve em conta que pode encontrar certas dificuldades com a matéria do ano seguinte, pois certamente existem lacunas. Dedique-se mais nos primeiros meses, para garantir o aprendizado.


Fonte: G1.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado na manhã desta quarta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Veja aqui.
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (5/11)
PROVA ROSA 
PROVA AMARELA
Com o gabarito, o estudante saberá quantas questões ele acertou, porém, as notas só serão divulgadas no dia 19 de janeiro, segundo o Ministério da Educação. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) permite que um mesmo número de acertos gere notas diferentes, pois as questões têm pesos diferentes.

Veja as imagens do gabarito do primeiro dia de prova

Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Azul (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Azul (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Branca (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Branca (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Amarela (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Amarela (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Rosa (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 1º dia - Prova Rosa (Foto: Inep)

Vejas as imagens do gabarito do segundo dia de prova

Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Cinza  (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Cinza (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Azul (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Azul (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Amarela (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Amarela (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Rosa (Foto: Inep)
Gabarito do Enem 2016 - 2º dia - Prova Rosa (Foto: Inep)
O Enem 2016 foi aplicado no sábado (5) e domingo (6) em todo o país – exceto aos estudantes que fariam a prova nas escolas que estão ocupadas em protesto contra a reforma do ensino médio.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, farão o exame os cerca de 271 mil candidatos que não puderam prestar o exame por causa das ocupações. Os novos locais de provas devem sair na próxima semana.
Ainda não foi divulgada a data de abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Enem para distribuição de vagas em universidades públicas.
Além da seleção de vagas em universidades públicas, o Enem é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), em bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior por meio do Fies.

Fonte: G1.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O QUE LEVAR NO DIA DO EXAME DO ENEM


Cada Participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta.
Documento de identificação original com foto válido – conforme especificado no Edital, e Cartão de Confirmação da Inscrição.

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
·         Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
·         Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.
·         Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro PARTICIPANTE, durante as provas.
·         Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.
·         Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
·         Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.
·         Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas.
·         Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.
·         Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas.
·         Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho
·         Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.
·         Não guardar, desligados, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular, quaisquer outros equipamentos eletrônicos e outros objetos.
·         Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
·         Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
·         Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro PARTICIPANTE.
·         Recusar-se, injustificadamente, a ser submetidas à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.
·         Não aguardar em sala de provas das 13h00min as 13h30min para iniciar as provas.

·         Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Confira se o seu exame do ENEM foi cancelado devido às ocupações de escolas contra a PC 241

Atenção Terceirão e treineiros do ensino médio:

Devido às mais de 300 escolas que estão ocupadas por estudantes em manifestação contra a PEC 241, milhares de candidatos não poderão fazer as provas do ENEM no próximo final de semana, dias 5 e 6 de novembro. O exame foi adiado para os dias 3 e 4 de dezembro.
Os participantes também serão avisados por SMS sobre o adiamento. Entretanto, não foi informado quando os novos locais de prova serão divulgados.
Portanto fiquem atentos se a escola em que você faria o exame não poderá aplicar as provas. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os candidatos que fariam os exames nas seguintes escolas tiveram o ENEM adiado.
Confira e programe-se!

Belo Horizonte
Escola Estadual Ari da França - Bloco (1/2)
Escola Estadual Geraldina Ana Gomes - Bloco (1/2)
Escola Estadual Governador Milton Campos - Unidade 1 - Bloco
Escola Estadual Juscelino Kubtscheck de Oliveira - Bloco Único
Escola Estadual Maria Carolina Campos - Bloco (1/2/3)
Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro - Bloco
Escola Estadual Santos Dumont, Bloco Único
UFMG - CAD 1 - Campus Pampulha - Bloco Único
UFMG - CAD 2 - Bloco B - Campus Pampulha - Bloco B
UFMG - CAD 2 - Bloco C - Campus Pampulha - Bloco C
UFMG - Colégio Técnico (Coltec) - Campus Pampulha - Bloco Único
UFMG - Escola de Ciência da Informação - Campus Pampulha - Bloco Único
UFMG - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Campus Pampulha - Bloco Único
UFMG - Faculdade de Letras - Campus Pampulha - Bloco Único
UFMG - Instituto de Geociências - Campus Pampulha - Bloco Único
Conceição do Mato Dentro
Escola Estadual Mestre Sebastião Jorge - Bloco 1
Escola Estadual São Joaquim - Bloco 1

Contagem

Escola Estadual Helena Guerra - Prédios A e B

terça-feira, 1 de novembro de 2016

ENEM 2016: Prepare-se para não se atrasar. Confira as dicas

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste sábado (5) e domingo (6). No total, as provas serão aplicadas em 1.727 municípios de todos os estados brasileiros. Os candidatos foram alocados de acordo com o endereço residencial indicado no ato da inscrição. Mas, segundo o edital do exame, o local de provas pode ficar a um raio de até 20 km da casa dos participantes.
Por isso, o Ministério da Educação recomenda que os estudantes façam uma visita ao local de provas com antecedência, para conhecer o trajeto até lá e evitar imprevistos que provoquem atrasos. Os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília), e quem não chegar antes perderá o Enem.
O ideal era que os candidatos tivessem usado o fim de semana para conhecer o local de provas, já que o trânsito local é diferente aos sábados e domingos do que nos dias úteis. Porém, quem não teve tempo de fazer isso deve aproveitar a semana para fazer a visita.
Cada candidato poderá ver o endereço do seu local de provas no cartão de confirmação, disponível no site do MEC.

Veja dicas para planejar o melhor trajeto de sua casa até o Enem:

De carro: Usar os aplicativos de trânsito ajuda a calcular o tempo necessário para chegar ao local de provas. É possível fazer esse cálculo em vários horários do dia e entender quanto tempo a mais é necessário para fazer o caminho nos horários de pico. Apesar de, durante o fim de semana, o trânsito seja mais tranquilo, se houver muitas pessoas indo para o mesmo local de provas antes do Enem, há o risco de engarrafamentos nas ruas do entorno.

Estacionamento: Quem for dirigindo até o Enem também tem um problema extra: o de encontrar lugar para estacionar o carro. Por isso, uma visita com antecedência é útil para saber se existem vagas nas ruas do entorno ou opções de estacionamentos privados, e evita que essa busca seja feita só no dia das provas, o que pode gerar atrasos.

De transporte público: Vários sistemas operacionais também têm opções de aplicativos que mostram os melhores trajetos de transporte público para ir até um local de prova do Enem. Vale lembrar, porém, que, durante os fins de semana, a oferta de ônibus diminui, e o tempo de parada dos trens aumenta. Alguns apps permitem fazer uma simulação do tempo de trajeto em diferentes dias da semana. Por isso, vale fazer esses cálculos e conhecer em detalhes as rotas dos ônibus, os locais dos pontos de subida e descida e o tempo de caminhada até o local de provas.

De bicicleta ou a pé: Quem decidir ir por conta própria para fazer o Enem deve verificar qual é o caminho mais curto e mais seguro. No caso dos ciclistas, é preciso saber de antemão onde deixar a bicicleta. Nos dois casos, também é preciso lembrar que, caso a distância seja muito grande, existe o risco de chegar até a prova sentindo muito cansaço ou fome e, assim, ter que lidar com essas distrações durante o Enem.


Fonte: G1.com