Na manhã da última terça-feira (26), os alunos dos 2° e 3°
ano do Ensino Médio, do Colégio Elizabeth Kalil receberam a palestrante, coach
e professora de Gestão de pessoas da Faculdade UNA, Érika Nahass para um bate
papo sobre ter talento e fazer escolhas assertivas.
O momento que antecede o vestibular é de muita pressão para
os estudantes. Pensando nisso, a instituição de ensino trouxe às turmas uma orientação
vocacional em formato de conversa. De acordo com a palestrante Érika Nahass, há
uma janela de oportunidades esperando por uma opção. “Essa escolha vai impactar
a vida dos jovens durante os próximos anos, por isso, é necessário fazer com consciência”,
disse.
Além das muitas interrogações que teimam em rondar a cabeça
dos vestibulandos, há um leque enorme de influências que não podem ser
condutoras na hora de optar por um curso. “Esse é um momento de pressão. Os
alunos sofrem influências de todos os lados, desde a família até a mídia.
Entretanto, embora haja a vontade de agradar quem está apoiando, o momento é de
encontrar respostas internamente”, revela Nahass.
Nesse contexto, a palestrante acredita que a orientação
vocacional é de suma importância para os jovens. “O papel do orientador é
mostrar as diversas possibilidades, porém o aluno deve entender que ele é o
protagonista de sua própria escolha. Nosso objetivo é mostrar caminhos para que
os estudantes possam refletir e despertar para a responsabilidade do processo
de escolha”.
Entretanto, o caminho
previamente definido e, muitas vezes, percorrido, não é uma opção sem volta.
Érika Nahass, que fez sua primeira escolha pelo curso de história, buscou novas
possibilidades até se encontrar na vertente de gestão de pessoas. “A primeira
escolha é importante, mas não é determinante. Durante o trajeto tudo pode
mudar, então procure uma formação para que seja futuramente o que almeja ser.
Faça algo que dê condições de caminhar por várias áreas”.
Encerrando, a coach conclui que o aluno determinado saí a
frente dos demais rumo à carreira, e o colégio que pensa no futuro dos alunos
também apresenta um grande diferencial. “O aluno precisa de base para fazer
escolhas e caminhar. A instituição de ensino que colabora também está à frente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário