quarta-feira, 27 de maio de 2015

Alunos do Elzabeth Kalil têm orientação vocacional


Na manhã da última terça-feira (26), os alunos dos 2° e 3° ano do Ensino Médio, do Colégio Elizabeth Kalil receberam a palestrante, coach e professora de Gestão de pessoas da Faculdade UNA, Érika Nahass para um bate papo sobre ter talento e fazer escolhas assertivas.

O momento que antecede o vestibular é de muita pressão para os estudantes. Pensando nisso, a instituição de ensino trouxe às turmas uma orientação vocacional em formato de conversa. De acordo com a palestrante Érika Nahass, há uma janela de oportunidades esperando por uma opção. “Essa escolha vai impactar a vida dos jovens durante os próximos anos, por isso, é necessário fazer com consciência”, disse.

Além das muitas interrogações que teimam em rondar a cabeça dos vestibulandos, há um leque enorme de influências que não podem ser condutoras na hora de optar por um curso. “Esse é um momento de pressão. Os alunos sofrem influências de todos os lados, desde a família até a mídia. Entretanto, embora haja a vontade de agradar quem está apoiando, o momento é de encontrar respostas internamente”, revela Nahass.

Nesse contexto, a palestrante acredita que a orientação vocacional é de suma importância para os jovens. “O papel do orientador é mostrar as diversas possibilidades, porém o aluno deve entender que ele é o protagonista de sua própria escolha. Nosso objetivo é mostrar caminhos para que os estudantes possam refletir e despertar para a responsabilidade do processo de escolha”.

Entretanto, o caminho previamente definido e, muitas vezes, percorrido, não é uma opção sem volta. Érika Nahass, que fez sua primeira escolha pelo curso de história, buscou novas possibilidades até se encontrar na vertente de gestão de pessoas. “A primeira escolha é importante, mas não é determinante. Durante o trajeto tudo pode mudar, então procure uma formação para que seja futuramente o que almeja ser. Faça algo que dê condições de caminhar por várias áreas”.

Encerrando, a coach conclui que o aluno determinado saí a frente dos demais rumo à carreira, e o colégio que pensa no futuro dos alunos também apresenta um grande diferencial. “O aluno precisa de base para fazer escolhas e caminhar. A instituição de ensino que colabora também está à frente”. 






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