terça-feira, 5 de maio de 2015

Alunos do Elizabeth Kalil abraçam a causa ambiental


Com o objetivo de diminuir a produção de lixo, uma nova medida em formato de incentivo foi criada. Influenciando a população a preservar o meio ambiente por meio de consumo consciente e também por uma exploração sustentável dos produtos e materiais utilizados no cotidiano das pessoas, a prática dos 3Rs foi estabelecida como as principais maneiras de contribuir com a qualidade de vida e, consequentemente, com um futuro melhor. Sendo elas: Reduzir, reutilizar e reciclar. 
Entretanto, o Colégio Elizabeth Kalil - que se dedica às práticas de sustentabilidade - instituiu mais um R dentre as medidas já estabelecidas, criando o "Projeto 4Rs". De acordo com o professor e coordenador do projeto, Carlos Eduardo Alvarenga Nunes, o último R significa repensar o meio ambiente. "É preciso mudar as posturas. Rever o consumismo. Temos que tratar o meio ambiente pensando na qualidade de vida do futuro", revela. 
A escassez de água, a poluição exacerbada e o desmatamento antigamente eram temas apenas de filmes de ficção cientifica, mas atualmente é uma realidade. Dessa forma, o projeto estudantil foi elaborado com intuito de abordar todas as séries e, consequentemente, alcançar toda a comunidade escolar. "O objetivo é conscientizar as crianças para que elas cheguem em casa e pratiquem os hábitos aprendidos e ensinem os passos para os pais e familiares. Ou seja, apostamos num trabalho para a comunidade", salienta o professor.
Na ocasião, debates foram realizados para que os alunos pudessem aprender mais sobre as ações que contribuem com o meio ambiente. A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Killanne Nicole da Silva, 15 anos, ressaltou a importância do projeto para ela e para todos os envolvidos. "Aprendi que temos que fazer nossa  parte, pois ainda estamos em crise. E precisamos melhorar essa situação pensando nas gerações futuras. Muitas pessoas ainda não se conscientizaram disso". 
A didática dos 4Rs mostra que é possível manter uma sociedade sustentável. Uma prova disso é o trabalho desenvolvido pelas turmas. Esculturas de latinha e um relógio foram preparados para mostrar que a hora é agora. "Chegou o momento de melhorar o mundo. Com ações simples podemos fazer isso, afinal o tempo está acabando", disse Killanne. 
De forma criativa e interativa, os alunos do 6º ano também desenvolveram projetos de contribuição ao meio ambiente. Por meio de quiz, os jovens escolhiam as plantas expostas e respondiam as perguntas que as acompanhavam. Caso a resposta fosse correta, a planta se tornava o brinde. "No começo ninguém sabia nada. Aos poucos fomos aprendendo, eu mesma respondi e acertei. Porém, o mais importante foi aprender a respeitar o meio ambiente, não poluir e ainda reciclar de forma consciente", pontuou a aluna Rafaela Cristina Horta e Silva, de 10 anos. 
Repensar o meio ambiente é fator imprescindível e com decorrer da elaboração dos projetos os estudantes puderam concluir isso. "Os próprios alunos escolheram o assunto para produção dos trabalhos. E o resultado foi positivo. Além de muito dinamismo, o conteúdo foi de muita qualidade", ponderou o professor Carlos Eduardo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário