sexta-feira, 20 de maio de 2016

Orientação profissional em parceria com a UNA



Entre os dias 1º de junho e 6 de julho, todas as quartas-feiras, os alunos da 3ª série (ensino médio) do Colégio Elizabeth Kalil terão orientação profissional. O projeto faz parte de uma parceria com a UNA Contagem. Os encontros acontecerão no campus da faculdade na cidade. Vale destacar a importância da orientação profissional para os formandos, uma vez que estão vivendo uma importante fase em que suas decisões sobre o futuro profissional irão definir a vida de cada um dos alunos.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Maternal aprende brincando

Com o auxílio da Prô Cris, a turminha do maternal treinou a letrinha “C” na caixa de areia. Já no projeto Viajando com as Letrinhas, a aluna Ana levou uma maleta para a casa com a letrinha “C” e trouxe para a turma alguns objetos que começam com essa letra.
O maternal já aprendeu as letrinhas A, B e C. Mas, para fixar bem o aprendizado, a professora propôs uma divertida brincadeira de jogo de memória. “Foi muito prazeroso achar as letrinhas iguais, era engraçado quando tiravam a letrinha diferente. Meus pequeninos amaram”, disse.
Outra atividade muito bacana que está sendo desenvolvida é a montagem do numeral 1 com palito de picolé. Cada aluno pega um brinquedo para representar a quantidade desse numeral. As crianças também brincaram de pega o rabinho, em que cada ratinho tinha uma letrinha; quem conseguisse pegar mais rabinhos sairia vencedor (a). Na sequência, cada aluno colocou o rabinho que pegou na letrinha correta que estava escrita no chão.
“A aprendizagem no maternal da prô Chris é muito divertida. Tenho muito gosto em ver o rostinho de cada aluno ao aprender do jeito mais prazeroso. A alegria está em cada sorriso isso não tem preço”, finalizou a professora.




































terça-feira, 3 de maio de 2016

Café Literário do Colégio Elizabeth Kalil reúne toda a escola em apresentações culturais


Muita riqueza cultural marcou a manhã do último sábado (30) do Colégio Elizabeth Kalil. Os alunos participaram do Café Literário, evento anual realizado pela escola e coordenado pela professora Mervina Braga. Com envolvimento do maternal à 3ª série do ensino médio, o Café Literário movimento todo o colégio e reuniu pais, familiares e amigos dos alunos, além da participação dos professores e funcionários.
Com o objetivo de fomentar a necessidade de se trabalhar com projetos e atividades significativas, o Colégio Elizabeth Kalil contou com o empenho, foco, criatividade e beleza dos trabalhos cênicos e expositivos dos alunos. Neste ano, o Café Literário abordou a mudança na Língua Portuguesa e a riqueza da Literatura. Durante toda a manhã, os presentes contaram com apresentações, exposições, feira de livros e atividades de interação.
Para Suraya Kalil, diretora da escola, o Café Literário é um projeto que faz parte de uma trajetória de sucesso de 47 anos. “Os alunos confeccionaram trabalhos diversificados através da leitura, escrita, teatro, dança, exposições e ‘contação’ de histórias. Temos a certeza de que os objetivos foram alcançados, pois aguçamos a importância da literatura e do conhecimento do novo acordo ortográfico, entre outros itens relevantes”, declarou.

De acordo com a professora Mervina Braga, o Café Literário começou como um projeto que acontecia dentro da sala de aula. “O projeto foi crescendo e veio a vontade dos alunos de chamar os pais e amigos para verem os trabalhos. Assim, ele cresceu e se tornou essa ‘monstruosidade’”, explicou.
Luiza Santos, aluna da 3ª série (ensino médio), participou pela primeira vez do Café Literário. “Foi muito bom participar deste projeto, pois pude aprofundar no meu tema, o modernismo, além de conhecer outros assuntos apresentados pelos alunos de toda a escola. É muito legal e enriquecedor essa interação entre todos”, disse.
Para Fabian Felipe Bueno Lemos, aluno da 1ª série (ensino médio), todos os anos o Café Literário é sempre muito enriquecedor. “Porém, este ano, houve um empenho ainda maior na confecção dos trabalhos. No meu caso, meu grupo foi responsável por apresentar a obra de Carlos Drummond de Andrade e eu gostei muito de conhecer mais a fundo sobre esse autor que tanto se destacou em nossa literatura”, frisou.
O evento contou com o apoio Net Imóveis, WL Material de construção e acabamentos, Divina Zzon, A Ponto, Paulo Moan, EMB e Respirar. 

Programação

As professoras dos alunos do maternal ao 5º ano (ensino fundamental) trabalharam com as turmas a semeadura. “As crianças fizeram trabalhos sobre o plantio e a colheita, perpassando pelas questões dos valores”, explicou Roseane de Oliveira, coordenadora pedagógica.
A turma do 6º ano estudou o livro literário “Caminhão de mudanças”, fazendo uma ligação com as mudanças ortográficas.

Os alunos do 7º ano leram o livro “Ilha Perdida”, com a reprodução de uma revista sobre o conteúdo do livro e outra revista, na língua inglesa, sobre moda. Além disso, essa turma, juntamente com o 6º ano também trabalhou o estrangeirismo no Brasil e a diversidade cultural.
Por sua vez, o 8º ano trabalhou o livro “Meu pé de laranja lima”.
A turma do 9º ano trabalhou o tema “Semeando o Amor”. A turma da 1ª série (ensino médio) destacou a importância da troca de livros, através da representação da Confeitaria Colombo, ponto de encontro de escritores no Rio de Janeiro do início do século passado.

Os alunos ainda trouxeram uma geladeira em desuso para servir de biblioteca móvel com livros doados pelos alunos. Para Mervina Braga, essa é uma forma de propiciar aos estudantes a possibilidade da troca de livros e a leitura em momentos de lazer, como no recreio, por exemplo.

Os alunos da 2ª série (ensino médio) trabalharam o romantismo com a prosa gótica, enquanto a turma da 3ª série (ensino médio) se debruçou sobre o modernismo e as vanguardas europeias; além de terem confeccionado o jornal Kalil Times.